Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Ferro e Farinha - A melhor pizza da cidade

By 13:21 , , , , , ,



Até ao momento e quase quatro anos depois, posso afirmar, de estômago e coração cheios que esta, é, sem dúvida alguma, a melhor pizza da cidade. Me perdoem a intromissão mas enquanto filha de chefe de cozinha e portuguesa, se há coisa que eu sei (para mal de todos os meus pecados!) é degustar e apreciar boa culinária. E meus amigos... Pizza boa se vê pela massa e cozedura.

Isto posto, e na minha humilde opinião, apresento-vos, a melhor pizza da cidade.

De massa leve, fina e crocante, delicadamente temperada e com a quantidade milimétrica perfeita de cada um dos ingredientes que a compõe, temos, as pizzas do Ferro e Farinha. Uma pizzaria "perdida" nos encantos e entretantos do bairro do Catete.

A Ferro e Farinha está longe de ser um restaurante tradicional, e muito menos gourmet. Aliás, aplaudo a audácia do nova-iorquino Sei Shiroma, responsável por esta explosão de sabores. É preciso coragem, paciência e persistência para implementar algo do tipo, especialmente por estes lados.

Imagine um boteco, um boteco super acolhedor, familiar, acarinhado pelo seu público, compreendido. Agora transforme isso numa pizzaria. Troque os copos de chop por Pizzas (esqueça os pratos porque não existem), troque as risadas por silêncios prazerosos de quem está revirando o olho enquanto degusta este encanto da arte culinária, e, no lugar do balcão, imagine um forno a lenha imenso. Pronto, temos a Ferro e Farinha. Simples assim. No lado de dentro conta com uma cozinha aberta onde podemos acompanhar todo o preparo das pizzas e um pequeno balcão, já do lado de fora algumas mesas largadas sem grande disposição ou preocupação, onde vários curiosos e apaixonados aguardam chegar o momento alto do seu dia.

O meu pai sempre me ensinou que boa culinária se vende por si só e não pelo marketing e comercial nela investido. Agora faz sentido.

O cardápio conta com aproximadamente 6 (seis) tipos de pizza, todos eles, para lá de diferentes.
Tem pizza, a titulo de exemplo, de:
- folhas de couve marinada em shoyu e gengibre, alho confit e mel picante;
- paleta de porco no molho de kimchi; fior di latte, cebolinha, picles de cenoura e rabanete, sementes de gergelim;
- shitake cozido num caldo de shoyu, tomates e anis estrela, temperado com feijão fermentado e missô, com fior di latte e grana e ainda finalizado com rabanete e alho confit;
- ricota, fior di latte, grana padano, gorgonzola e mel picante.

As pizzas vão sendo alteradas de quando em vez. Mas a massa, ó meu deus, a massa. Vocês não têm ideia. Não importa o que decidam colocar na pizza, ela será para sempre inacreditável enquanto mantiverem essa receita imbatível de preparo da massa.



Fotografia retirada do facebook da Ferro e Farinha, podem acessar clicando aqui
Na imagem: à esquerda a pizza de shitake, no centro a pizza de folhas de couve e à direita a pizza de ricota e gorgonzola. As duas da direita são as minhas preferidas.

Provei todas elas e posso garantir, não-se-vão-arrepender.Por favor, só vão, só experimentem e depois, ah, depois contem-me como foi!

P.s - Eu adorava ter mais fotografias para vos mostrar mas estava tão deliciada no momento gastronômico que estava a viver que quando me lembrei de tirar uma fotografia já estava na segunda rodada de pizzas e não restava muito para terminarmos.

Ferro e Farinha
Rua Andrade Pertence, 42 – Catete
Rio de Janeiro/RJ
Aceita todos os cartões

Outros posts que talvez possam interessar...

0 comentários