Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Reeducação alimentar

By 06:37 , , , ,


O final do 2015 e este 2016 têm sido uma virada na minha vida no que toca a uma vida mais saudável e equilibrada. Os que me acompanham têm visto um esforço continuo em manter uma rotina de exercícios quase diários e variados, uma preocupação com a manutenção de massa gorda e massa magra, e também com a reeducação alimentar que tanto andava a precisar. Felizmente sempre tive o metabolismo super acelerado e sempre fiz desporto o que me permitiu durante largos anos comer tudo o que queria e não queria sem qualquer especie de controle e consequências, claro que, um dia a conta chega. No meu caso não foi peso, nem celulites, nem nenhuma das comuns preocupações do mulherio, foi sim o colestrol alto. Em dezembro do ano passado levei uma chamada de atenção do meu médico, em Portugal, e, dada a genética na família tive de começar a me preocupar.

Entre várias alterações e substituições por conta própria também aumentei a frequência de exercício físico e procurei, durante bastante tempo indicação de um bom nutricionista ou nutrólogo. Acabei por conhecer a Dra. Patrícia, que me atendeu hoje mesmo em seu consultório e não poderia deixar de partilhar este contato com vocês.

A partir de hoje, além das substituições que já ia fazendo por conta própria, sempre que possível (azeite por óleo de côco, pão por tapioca, menos gemas e mais claras, canela à vontade em todos os lanches, priorizar as carnes magras, o arroz e massa integral etc) tenho um cardápio organizado conforme a minha rotina diária com diversas opções. E mais importante, sem modinhas fitness, embora goste muito, saúde é saúde e precisamos ter a maturidade de saber identificar o que o nosso corpo precisa, do resto ele trata (e academia ajuda). Hoje ganhei um cardápio que prevê a ingestão adequada e nas quantidades adequadas de todos os nutrientes que o meu corpo precisa, apenas, sem preocupações com aumento ou perda de peso.

Para determinar o que o meu corpo de fato precisa foi importante também a realização da avaliação da composição corporal por bioimpedância. Já havia realizado uma avaliação funcional este mês na Bodytech e a Dra. Patrícia quis confirmar os valores. Aparentemente estou em super boa forma. (ufff!) A avaliaçãodetermina além de peso, o IMC atual, o percentual de gordura no corpo e correspondente peso dessa gordura, o total de água no corpo, a massa gorda, massa magra, bioresistência, etc.

Quase todos nós temos uma linhagem de doenças genéticas em nossas famílias que dificilmente, se não tomarmos os devidos cuidados, conseguimos  fugir. Colestrol alto, diabetes são apenas alguns dos exemplos. No meu caso foram realmente as péssimas escolhas alimentares realizadas de forma rotineira que dispararam o colestrol, mas, independentemente disso, acendeu uma luz e hoje, felizmente, estou mais alerta e consciente da necessidade de mantermos os nossos corpos sãs e saudáveis como eles merecem.

Deixo-vos o contato:

Nutróloga 
Dra. Patricia Pereira Lisboa
Nutrição Clinica, planejamento e educação alimentar, emagrecimento e manutenção de peso.
Av. Ataulfo de Paiva, 135 - Sala 601 - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: 2239-9246

Voltarei em dois meses para reajustar o cardápio e conto novidades.

Um beijo!

Outros posts que talvez possam interessar...

1 comentários