Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Costão de Itacoatiara

By 09:14 , , , , , ,



Hoje venho trazer informações de mais uma trilha ótima para se fazer aqui pelas redondezas. Esta, fica em Niterói na praia de Itacoatiara (região oceânica de Niterói).

Como chegar?

Ônibus: Você pode pegar o 770D (Castelo – Itaipu) da Viação Pendotiba, no Terminal Rodoviário Menezes Cortes e descer na entrada de Itacoatiara, no ponto quase em frente a uma cabine de polícia (umas três ou quatro quadras da praia). 

Barcas + Ônibus: Basta ir até a Praça XV, pregar uma barca sentido Niterói e, quando chegar por lá, pegar o ônibus 38 ou 39b(Centro – Itaipu). Vai parar no mesmo local do 770D. 

Carro: Simplérrimo, basta pegar a Ponte Rio-Niterói e sempre seguir as placas de “Região Oceânica”. O trajeto demora em torno de 50 minutos mais ou menos, sem trânsito.

Não tem muito mistério. Fomos de carro, o que, confesso, facilitou bastante a vida (acho que para ir de transportes é preciso alguma extra-disposição embora me pareça de fácil acesso até). Infelizmente fomos com um tempo não tão bom (ô frustração), vou ter lá voltar. Mas estávamos com imensa vontade de fazer algo diferente no sábado pela manhã e fomos, mesmo assim.

Quando fomos, e, pós trilha, era minha intenção parar no Restaurante Seu Antônio, não se fala de outra coisa quando o assunto é Itacoatiara. O restaurante é de comida portuguesa, fica em Piratininga (aproximadamente 15min de distância, de carro, de Itacoa) - Rua Dr. Heleno de Gregório, n. 312. Infelizmente a fila de espera era de 40 (qua-ren-ta) mesas. Tem de ser muito bom meeesmo! 

O acesso à trilha do Costão de Itacoatiara se faz por meio de uma entrada em uma das ruas do bairro, mais precisamente na última rua da Praia (rua do canto esquerdo). Na Rua das Papoulas.

E essa é a entrada que você vai ver antes de começar a Trilha do Costão de Itacoatiara. Ela é controlada por agentes do INEA, já que é uma área de proteção ambiental. Para entrar você assina um livro, mas fora isso, não tem muita preocupação e nem obrigatoriedades, é só chegar e subir.




A diferença desta trilha para todas as outras que já fiz, sinceramente é o fato de você subir literalmente uma pedra. Em todas as demais trilhas a subida é feita através da floresta, mato puro. Aqui é diferente, você sobe a pedra mesmo. Achei meio vertiginosa, o fato de ser pedra e os tênis praticamente quererem escorregar me deixou um pouco nervosa. Além disso ela é consideravelmente  íngreme, nível olhar para trás e não ter trás, ser infinto o penhasco. Mas correu tudo bem e quero voltar, na próxima ida já estarei psicologicamente preparada para o fato de escalar uma pedra. ahahah

Vão lá conhecer que vale super a pena. Com sol então parece ser maravilhoso, dá até para emendar num dia de praia na praia de Itacoatiara, essa que aparece aí nas fotografias que tiramos.

Gostaram da ideia? Já conheciam? Beijooss

Outros posts que talvez possam interessar...

0 comentários