Visconde de Mauá
Que delicia de lugar.
Mauá tem 3 (três) points principais que sempre causam alguma confusão a quem não conhece especialmente na hora de decidir "onde ficar", então vamos lá:
A vila de Visconde de Mauá
O centrinho da vila que leva o nome da região é pequeno, pacato e muito simples. Tem uma igrejinha simpática e um pequeno comércio com opções de artesanato e feira de orgânicos. Não achei muito interessante se hospedar por lá já que me pareceu super (demasiado) pacato e sem muita vida. Tem um restaurante ótimo na rua principal que vale conhecer, o Gosto com Gosto.
A vila de Maringá
É o principal centro comercial da região, com uma variedade de restaurantes, bares e lojas. Existe um rio que divide essa vila, tem a Maringá-MG de Minas Gerais e a Maringá-RJ de Rio de Janeiro, naturalmente, (em minha defesa muitos leitores são estrangeiros, ressalvas devem ser feitas). Esse Rio é a exata divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Uma pequena ponte de pedestre apenas separa as duas metades de Maringá. A diferença entre elas é que primeira é mais arrumadinha e chique, a segunda é mais simples e barata. Fiquei hospedada em Maringá Minas Gerais.
A vila de Maromba
Logo depois vem a vila de Maromba, onde encontram-se as cachoeiras e piscinas naturais mais badaladas, são elas a Cachoeira do Escorrega, o Poção (de onde você pode pular de uma altura de 7m) e a Cachoeira da Santa Clara. Esse é o lugar mais hippie da região, onde você encontra opções de hospedagem mais baratas, como hostels e campings.
Dicas importantérrima:
1. Não há caixas eletrônicos disponíveis em Visconde de Mauá, portanto é bom lembrar de sacar dinheiro antes de chegar lá. Boa parte dos estabelecimentos aceitam cartão, mas é sempre bom ter um dinheiro reserva até porque em determinadas lojas o sinal das máquinas de cartão falha.
2. Há apenas um posto de gasolina que fica entre Visconde de Mauá e Maringá, mas ele é mais para uma emergência devido ao preço mais elevado do combustível. Lembre-se de abastecer o carro ainda na Dutra.
3. Existe um senhorzinho que se passeia por Mauá com uma mulinha e dois cestos (um de cada lado da mula) que vende uns queijos da serra e umas compotas de chorar. Ele é super famoso entre os locais. Pode perguntar por ele que certamente alguém lhe saberá indicar onde o encontrar.
Então vamos lá, de inicio:
Ainda em Penedo, chegando a Mauá, paramos para almoçar num restaurante absolutamente espetacular - Jardim Secreto - veja o site aqui. Vale super super a pena conhecer.
Em Mauá nos hospedamos na Pousada Recanto da Serra. A pousada são vários chalés super bonitinhos e cada um deles com um tema além de equipados com hidromassagem, o furo e sau-na. Hospedagem absurdamente deliciosa,. Só posso recomendar.
Em Maringá-MG conhecemos diversos restaurantes, como não poderia deixar de ser, o que não faltam são opções de fondue de carnes, frutos do mar (marisco), legumes, frutas, etc. Restaurantes de fondue fomos conhecer o Maison de La Fondue. Uma delicia. (Telefone: (24) 9257-0700).
Já de Japoneses conhecemos o Warabi, fica na Maromba, escondidinho. Tem que procurar por ele. Recebi a dica de um amigo e é de fato muito bom além de super tradicional. (Telefone: 3387-1143)
De contemporâneo recomendo o Babel, é bem no alto da serra, na Estrada do alto do pavão e a vista, paz, calmaria do Restaurante são absolutamente indescritíveis.
Fazenda Águas Claras
Para quem gosta de andar a cavalo esta é a melhor dica de sempre.
Há pouquíssima ou nenhuma informação sobre este paraíso na internet. Para saber mais detalhes e como chegar (que já não me lembro) embora possam encontrar algumas placas identificativas ao longo do caminho o melhor mesmo é ligarem para lá (Telefone: 024 9999-3025). Aqui encontrarão cavalos de raça e super bem tratados. Fizemos uma trilha de aproximadamente 2h até à Cachoeira véu da noiva e foi uma experiencia sem igual. Eles organizam grupos para cavalgadas noturnas também.
A natureza em volta do lugar é ainda de perder o folego.
O que não procurar:
Empresa chamada RENT A HORSE, sugerida pelo Trip Advisor (?). Andava à procura de um lugar para andar a cavalo e fui até esse "estabelecimento". Infelizmente. A minha critica está registrada no Trip Advisor, podem procurar por lá, não quero nem lembrar o estado dos coitados dos animais. Na duvida, nem considerem!
Espero que tenham gostado das dicas de Mauá e aproveitem muito este paraíso.
0 comentários