Say hi to a stranger

Lawyer. Traveler. Lifestyle. Portugal. Brazil. Rio de Janeiro. Soul. World. Freedom. Salty. Ocean. Pisces.

Parei de fumar - Método aplicado em Portugal

By 13:01 , , , , , , , , ,



Pois é, hoje relembrei que esta é também uma das perguntas que mais tenho vindo a receber ao longo dos últimos anos. (ano e pouca na verdade). Já que voltei a receber a mesma pergunta, hoje: 

"Preciso de um super favor. Os Contactos do médico que te fez parar de fumar. Já não aguento mais este maldito vicio". 

Então, antes de vos fornecer todos os contatos que precisam, vou procurar desmistificar um pouco desta situação que tende a chocar todos a quanto reporto a minha experiência, especialmente aqui no Brasil. 

Em primeiro lugar, o médico não faz parar de fumar ok? Ele simplesmente usa um tratamento que, como qualquer outro, pode ser falho, e, felizmente, comigo resultou.

Em segundo lugar o tratamento foi realizado em Portugal e eu não tenho a menor ideia se existe ou tem correspondência no Brasil. Caso tenham conhecimento dessa possibilidade até agradeço a informação nos comentários pois poderia ajudar várias pessoas aqui no Brasil que me são relacionadas e não só.

A minha anterior situação: Fumava há aproximadamente 5 (cinco anos) e em média 1 (um) maço por dia ou quase isso (Isto até aos 23 anos).

A minha atual situação: Não fumo há mais de um ano, não sinto qualquer necessidade em fumar, não gosto e/ou sequer suporto o cheiro.

Que método é esse? Tratamento de Eletroterapia.

Quem aplicou? Dr. Rogério Guerreiro da Clinipax

A explicação: Não encontrei muita informação online disponível que me permitisse conferir uma dosagem extra de palavreado técnico à coisa, mas, resumindo muito leigamente o assunto, o que à época dos fatos me foi explicado, foi que: 

1) 98% dos pacientes paravam efetivamente de fumar (happy me que estou entre os 98%);
2) A aplicação da eletroterapia tem como foco as glândulas que se encontram já viciadas em nicotina e por ela aguardam (ativa ou passivamente), o tratamento é aplicado em dois pontos específicos (atrás da orelha e no nariz) que nada mais são senão pontos receptores específicos. Segundo o que me foi explicado a glândula realiza, uma vez viciada, um movimento quase robótico, repetitivo, assim que o cérebro pede o estimulo da nicotina, esse é o vicio. Esse movimento não desacelera até que fumemos o nosso querido cigarro (daí a tensão que sentimos quando não conseguimos responder ao estimulo imediatamente, leia-se, quando não conseguimos fumar logo que o corpo começa a pedir). O que o tratamento se propõe a realizar, é, trazer essa glândula para o estado zero (nunca viciada). A glândula passa a desconhecer o que é o tabaco e nicotina, logo, não pede por ela. Isso acontece através da eletroterapia. O "choque" vai dar um reset na glândula viciada (lembro que este é um palavreado zero técnico sobre o assunto, se alguém me conseguir corrigir até agradeço!). O método aplicado vai "enganar o sistema cerebral", quase;  
3) O choque nada mais é do que um pequeno formigueiro aplicado com uma canetinha eletrônica nos dois pontos que referi no número 2) acima;
4) Foi-me informado que caso tentasse fumar (não ousei) ia sentir, nos primeiros dias, vômitos, tonturas, dores de cabeça etc. Tal como se fosse a primeira vez que tivesse a experimentar um cigarro. 

O meu caso foi particularmente impressionante, confesso, pois eu não estava nem a pensar deixar de fumar, nem interessada na consulta ou no método. Simplesmente, em uma das minhas idas a Portugal, o meu pai agendou a consulta em tom de "porque não" e eu simplesmente compareci para lhe fazer a vontade. Saí sem vontade de fumar até hoje, 5 minutos depois. 

Senti sim, se interessar, falta do vicio de puxar o cigarro. De fumar num determinado horário/ lugar (da circunstância, não do sabor do cigarro, nem da substância) das pausas durante o dia no trabalho, do cigarro depois do almoço (#maldito!) etc. Acredito que para mim tenha sido um pouco mais fácil pois aqui no Rio muito pouca gente fuma (ao contrario de em Portugal), então também não tive qualquer incentivo ou estimulo a voltar a fumar. Não sei se isso acontece devido ao clima, mas realmente muito pouco se fuma por aqui. Mulheres então? diariamente ouvia algum comentário nas ruas por ser mulher e estar a fumar. "É feio"; "Que costume horrível e sujo"; "Que pena, tão bonitinha e com um hábito tão horroroso." É realmente mal visto. Estava nem aí na época mas eventualmente, algum dia me iria chatear com estas continuas e infortunas chamadas de atenção. Bom que parei no entretanto. 

Ah, além disso, aqui no Rio, descartar a beata do cigarro no chão enseja a multa. O que significa que temos de apagar o cigarro e deitar fora nas lixeiras públicas, que: 1) não existem, ou, 2) estão imundas, ou 3) estão com algum sem abrigo a remexer no lixo que vai puxar seu cigarro e punho junto. #atristevidadeumfumante

Enfim, livrei-me e já livrei vários amigos meus graças a este tratamento. Hoje talvez mais um. Soube do tratamento através do meu pai que fumou por praticamente 10 (dez) anos, parou (ou tentou) por diversas vezes mas sempre sem sucesso. Também ele levou várias dezenas de amigos e conhecidos ao Dr. Rogério e até hoje só um deles não conseguiu parar de fumar de forma permanente. 

Se vou voltar a fumar eventualmente algum dia da minha vida? Não sei. Espero que não. Mas acho que este tratamento já me demonstrou que é possível sim parar de fumar, eu parei e "sem querer", sem um grande esforço leia-se. Então, na minha opinião ele funciona, o meu testemunho é extremamente positivo. 

O valor da minha consulta na época foi em torno de 60 ou 80€, não me recordo exatamente. Uma só vez, dois minutinhos, muito rápido e indolor. Porque não tentar? Vai que! 

Dados para contato:

Clinica Clinipax
Dr. Rogério Guerreiro
Site aqui
Telefone: +55 21 284 092 243
Endereço: Rua de Angola, 1 - Loja 1, CP: 7800-468 - Beja - Portugal

Sei que a lista de espera é grande (vários meses) e sei que o Dr. Rogério já está a atender em diversos outros locais, inclusivamente nas Ilhas, salvo engano através da Malo Clinic. 

Espero que vos tenha ajudado.

Outros posts que talvez possam interessar...

1 comentários

  1. Já tinha ouvido falar mas nunca tinha encontrado um testemunho, bom que funcionou!

    ResponderExcluir